Este blogue é um espaço destinado à compilação de textos sobre o mundo motorizado, que vou escrevendo para diferentes meios.
Embora não seja uma actividade que desenvolva em termos profissionais, é algo que me dá muito prazer, que tento fazer cada vez melhor e que tenho gosto em partilhar.
Se desejar ser notificado de cada uma das actualizações mensais, escreva-me para hugosantosreis@gmail.com .

segunda-feira, 2 de julho de 2007

2005.03.14 em GTclube.com
Na Curva do Castelo.
As manhãs de Domingo em Vila do Conde.
http://www.gtclube.com/eventos/vconde/index.htm
foto: Hugo Reis


Ainda debaixo do nevoeiro matinal, com os primeiros raios de sol apontados ao mar, aqui e ali começavam a ouvir-se motores a despertar furiosamente. À medida que o dia crescia, os bólides haviam de encher a costa com os seus sons, abrindo as portas à agitação e chamando os primeiros curiosos.
Esta era a atmosfera daqueles domingos de manhã, tão especiais, que se viveram em Vila do Conde durante anos. Um circuito citadino rápido, plantado numa das mais belas cidades do litoral nortenho, tinha todas as condições para fidelizar os milhares de apaixonados pelos motores que, anos após ano, se distribuíam pelas bancadas deste emocionante circuito.


Desde a estreita travagem para a Praia Azul até à derradeira curva do Castelo, várias gerações de pilotos e os mais emblemáticos carros, proporcionaram momentos inesquecíveis a todos os que alguma vez visitaram este traçado.

Quis o tempo e as regras daqueles que não vibram com o automobilismo, que o circuito deixasse de existir. Quem passa pelo antigo pit-lane vê hoje escavadores e terra revolvida, dando à costa uma forma prevista no Programa Polis que, ao que se sabe, não permitirá albergar a box.
Depois da extinção de Vila Real enquanto capital nortenha do desporto motorizado, também Vila do Conde parecia ter perdido o direito a herdar esse título.
Mas, diz-se do amor, que move montanhas. Tem, pelo menos, força suficiente para fazer qualquer amante dos clássicos saltar da cama e apanhar a estrada solarenga até Vila do Conde para, em nome da paixão pelos motores, reanimar a curva do Castelo.

Têm sido assim as manhãs de domingo. Escorts, Minis, Ferraris, Lotus, Carochas, Fiats, Porsches e muitas motos, de tudo tem aparecido nos encontros informais de Vila do Conde, nas manhãs de domingo. Este é o espírito que caracteriza o GTclube e, por isso mesmo, não podíamos deixar de marcar presença.

O ambiente é de alguma forma semelhante a um encontro de um clube de clássicos, com a vantagem de ser eclético. Nunca sabemos os carros que vamos ver, mas sabemos que vamos conhecer pessoas novas, todas as semanas.
Abrem-se os capots, comentam-se as novas modificações e melhoramentos. Recordam-se corridas e contam-se episódios de viagem. Trocam-se conhecimentos e peças, combinam-se outros passeios. Enfim, Vila do Conde está viva para os automóveis.

Até ao próximo domingo, na Curva do Castelo.

Sem comentários: