Este blogue é um espaço destinado à compilação de textos sobre o mundo motorizado, que vou escrevendo para diferentes meios.
Embora não seja uma actividade que desenvolva em termos profissionais, é algo que me dá muito prazer, que tento fazer cada vez melhor e que tenho gosto em partilhar.
Se desejar ser notificado de cada uma das actualizações mensais, escreva-me para hugosantosreis@gmail.com .

segunda-feira, 2 de julho de 2007

2005.11.26 em GTclube.com
Dar largas ao prazer.
2º Track Day Alfanord

http://www.gtclube.com/eventos/20051126alfanord/index.htm


foto: Hugo Reis

Num mundo cada dia mais politicamente correcto, o prazer da condução é visto como um crime tão grave como o roubo. Com as autoridades a adoptarem regras firmes e por vezes desajustadas para travar um mal que é de formação, os condutores cada vez menos podem dar-se a grandes liberdades, por muito que acreditem saber avaliar as circunstâncias em que o fazem. Por uns, pagam todos e num país onde tantos crimes se cometem ao volante, podemos criticar os métodos, mas nunca menosprezar as razões. Por tudo isto, a democratização do acesso aos circuitos é, cada vez mais, uma necessidade para aqueles que partilham a paixão pela condução.


Para aqueles a quem o termo não é familiar, os “track day” são dias em que qualquer pessoa, com qualquer carro, pode rodar em circuito, dando liberdade aos seus dotes de piloto ou, no mínimo, à sua adrenalina.
Os “track days” começaram por tornar-se uma prática comum em Inglaterra, país onde os fanáticos dos automóveis são mais que muitos e os limites legais ainda mais severos. Daí, o hábito foi alastrando um pouco por todo o mundo e, de há uns anos a esta parte, várias entidades e clubes têm vindo a organizar “track days”, sempre com assinalável sucesso. E organizações de sucesso, parecem ser já uma imagem de marca do Alfanord. Depois do imponente evento de apresentação do Clube que incluiu no programa o seu 1º “track day” e de outras bem sucedidas actividades exclusivamente “alfistas”, o Alfanord decidiu desta feita organizar um “track day” aberto à comunidade de entusiastas. Se uma pista cheia de Alfa Romeo’s antigos e modernos, já é um excelente espectáculo, mais ainda quando a variedade e diversidade de carros impressiona! Desde os carros mais à vontade em pista (Porsche 996 Turbo, Subaru Impreza, Honda S2000 e Mitsubishi Lancer Evo VI) a outros menos vocacionados para condução desportiva (Seat Ibiza TDI, Alfa 156 SW, Astra TDS) passando até pelos carros de competição que vêm fazer o gosto ao piloto e aos espectadores (ADR Sport, BMW M3, Alfa GTV), todos dão a sua dose de espectáculo e, no seu conjunto, emprestam um colorido diferente ao autódromo.

Outra forma interessante de apreciar este evento foi a dos inúmeros espectadores que puderam beneficiar de um "baptismo de pista" ao lado de pilotos nacionais como Rufino Fontes, Bernardo Sá Nogueira e, o sempre exuberante, Pedro Salvador.
Numa manhã de Sábado gélida, a chuva veio aumentar o espectáculo que, de tão bom, foi capaz de tornar o público mais teimoso que as condições atmosféricas.

Sem comentários: