Este blogue é um espaço destinado à compilação de textos sobre o mundo motorizado, que vou escrevendo para diferentes meios.
Embora não seja uma actividade que desenvolva em termos profissionais, é algo que me dá muito prazer, que tento fazer cada vez melhor e que tenho gosto em partilhar.
Se desejar ser notificado de cada uma das actualizações mensais, escreva-me para hugosantosreis@gmail.com .

segunda-feira, 2 de julho de 2007

2005.10.18 em GTclube.com
Tudo para ser perfeito.
Estoril Historic Festival

http://www.gtclube.com/eventos/20051009estorilhf/index.htm
foto: Hugo Reis

Diz-se do desporto automóvel, que já teve melhores dias. Que os carros tinham um som mais interessante, que as linhas eram mais bonitas, que os pilotos faziam a diferença e proporcionavam um melhor espectáculo. Lembro-me de ver as fotos e ouvir as histórias que os mais velhos guardavam e de pensar que gostava de ter nascido numa outra época, mais favorável ao automobilismo e aos seus adeptos.
Os Festivais Históricos como os do Estoril e Porto representam o tão desejado regresso ao passado.


Mais do que uma oportunidade de ver carros de competição clássicos utilizados naquilo para que foram concebidos, estes festivais representam uma oportunidade de assistir a corridas realmente estimulantes, onde os pilotos lutam para colocar a potência no chão, deslumbram as bancadas com prolongados powerslides e disputam travagens com fairplay, mas de forma muito aguerrida. Resumindo, todos os ingredientes que fazem das corridas um estimulante espectáculo estão ali reunidos.

Não deixa de ser por isso, lamentável, que no dia mais importante do programa, o Estoril estivesse tão vazio como numa qualquer prova do campeonato nacional. O que até seria desculpável se, oito dias antes, as mesmas bancadas não estivessem a abarrotar (ver artigo sobre as World Series by Renault). O custo dos bilhetes é alto, mas não excessivo, se tivermos em conta a importância do evento.
O que falta então ao Estoril Historic Festival? Talvez uma promoção mais séria e estimulante. É de lamentar que muitos dos aficionados nacionais desconhecessem a existência do Festival neste fim-de-semana. É também de lamentar que muitos deles não imaginem o tipo de carros que este evento traz até nós.
Seria então desejável que a promoção saísse dos meios especializados e procurasse reconciliar o público de outros tempos com as corridas que lhe agradam e das quais são potenciais espectadores.
Bancadas à parte, os três dias de competição são o que fica para a história do automobilismo português, que jamais viu reunidos, no mesmo evento, carros de Fórmula 1 e de Grupo C. Nota muito positiva para a estreia do Ferrari-Maserati Historic Challenge, que reuniu vários dos mais belos e valiosos bólides de todos os tempos, em duas excelentes corridas. Mas para contar essa história, ficam as imagens.
Para o ano está anunciada uma nova edição do Estoril Historic Festival. Esperemos que, desta vez, mais perto da perfeição.

Sem comentários: