Este blogue é um espaço destinado à compilação de textos sobre o mundo motorizado, que vou escrevendo para diferentes meios.
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segunda-feira, 2 de julho de 2007

2005.10.31 em GTclube.com
Boas recordações.
Rali de Portugal 83/84

http://www.gtclube.com/historia/raliportugal/index.htm
foto: Elias Marques


2005 foi um excelente ano para recordar os tempos em que as melhores corridas e os melhores carros de competição também passavam pelo nosso país. Pelos circuitos do Porto e do Estoril passou um grande número de carros que fizeram história nos nossos circuitos e que marcaram os adeptos nacionais.
Mas, como qualquer povo latino que se preze, os portugueses sempre acolheram com mais carinho as modalidades mais extremas em emoção. No início dos anos 80, as serras portuguesas, de Fafe a Sintra, cobriam-se de milhares de pessoas que resistiam ao frio e ao nevoeiro, para ver passar aqueles que são hoje as lendas dos ralis.


As horas de espera, entre faustosas merendas e exuberantes quantidades de álcool, são parte integrante e significativa das memórias que os espectadores do Rali de Portugal guardam.
No escuro da madrugada, as estradas húmidas e ainda calmas, eram emolduradas por fogueiras e, vindas de todas as direcções ouviam-se as vozes e os passos dos imensos fanáticos que, quais caçadores, procuravam os melhores lugares ainda antes do amanhecer. Mas nestes longos dias, os primeiros raios de luz não partiam do Sol, mas sim dos faróis das máquinas oficiais que se faziam anunciar a quilómetros de distância. À medida que o som se aproximava, a agitação nas bermas aumentava entre gritos de incentivo e “claxons” portáteis. As rápidas passagens nocturnas eram uma visão de uma fracção de segundo, mas a emoção de sentir o chão tremer por debaixo dos pés e de escutar o grito dos motores, justificavam todas as horas de sono perdidas.
Neste ambiente de euforia, vários foram os nomes e as máquinas que marcaram as memórias dos portugueses. Felizmente, para nós, alguns desses espectadores guardaram mais do que apenas memórias.
Num tempo em que o digital não era senão uma miragem e que a boa fotografia não estava ao alcance dos dotes de qualquer um, raro era o amador que captava imagens que valessem a pena preservar. Para nossa delícia, o GTclube tem como amigo um desses amadores que, generosamente, manifestou o seu interesse em partilhar connosco um verdadeiro tesouro fotográfico. Elias Marques é, por isso, o nome a que todos os leitores do GTclube deverão ficar gratos pelas magníficas fotos das edições de 83 e 84 do Rali de Portugal. E como fazem as nossas delícias imagens que recordam a passagem pela nossa terra de nomes míticos como Markku Alen e Walter Röhrl no Lancia Rallye 037, Tony Pond e Timo Salonen no Nissan 240 RS, Hannu Mikkola, Michèle Mouton e Stig Blomqvist em Audi Quattro, Jean-Luc Thérier, Dany Snobeck e Joaquim Moutinho em Renault 5 Turbo “Tour de Corse”, Björn Waldegard no Toyota Celica Turbo e Joaquim Santos no famoso Escort RS 1800!
Tanto em 83 como em 84, o Audi Quattro de Hannu Mikkola saía vencedor do Rali de Portugal. Uma clara demonstração de que o futuro dos ralis seria pertença de carros baseados na mesma fórmula, ou seja, tracção integral e turbocompressores.
Em 86 os Grupo B seriam banidos das classificativas e em 2000 o Campeonato do Mundo de Ralis visitaria pela última vez o nosso país. Vivam, pois, as recordações.

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