Este blogue é um espaço destinado à compilação de textos sobre o mundo motorizado, que vou escrevendo para diferentes meios.
Embora não seja uma actividade que desenvolva em termos profissionais, é algo que me dá muito prazer, que tento fazer cada vez melhor e que tenho gosto em partilhar.
Se desejar ser notificado de cada uma das actualizações mensais, escreva-me para hugosantosreis@gmail.com .

segunda-feira, 2 de julho de 2007

2005.05.20 em GTclube.com
Um dia na feira.
Automobilia de Aveiro

http://www.gtclube.com/eventos/20050520automobilia/index.htm
foto: Hugo Reis


8:15 da manhã e o despertador põe fim a quatro curtas horas de sono. Mesmo assim, curiosamente, o despertar é menos custoso do que num normal dia de trabalho. Antes de partir para um pequeno-almoço reforçado, que a jornada não permite grandes banquetes, tempo ainda para uma limpeza ao vidro da máquina para que esteja no seu melhor. Há um prazer acrescido em usarmos um carro antigo com um propósito. Normalmente deslocamo-nos para guiar um clássico, mas raramente guiamos um clássico para nos deslocarmos. A sensação é especial. Assim como é a sensação de fazer uma viagem que grande parte dos carros que nos acompanham na estrada tem mais de 20 anos. Este é o fenómeno chamado Automobilia de Aveiro.

Todos os anos milhares de entusiastas, coleccionadores ou meros curiosos, deslocam-se em massa à cidade dos canais, para visitarem um dos eventos automóveis mais ecléticos do ano. Automóveis, motos, partes de automóveis, partes de motos, revistas antigas, revistas novas, autocolantes, brinquedos, bicicletas, miniaturas, latas de óleo antigas, quadros, fotos, posters… Tudo o que esteja minimamente relacionado com motores, é automobilia.
Mal passo a portagem encontro um belíssimo Mini vermelho de tecto branco que segue num ritmo calmo. Decido juntar-me a ele como forma de controlar a ansiedade de lá chegar e assim evitar acelerar demais. 90, 100 kms/h parece-me uma boa média até que a impaciência toma conta de mim e durante uns minutos salto para os 130 e depois 140 até apanhar mais um grupo. 3 franceses: um Méhari, uma Dyane e um 2CV. A ritmo lento, até ao parque de exposições, estes serão os meus companheiros de viagem. Lá chegados, os clássicos têm direito a estacionamento privilegiado. Como tal, estaciono bem perto da porta de entrada. É ali que o meu companheiro de viagem vai descansar umas horas. Tantas quantas o meu cansaço me permitir, porque ver todos os stands com alguma atenção significa passar umas boas horas no recinto.
Antes de entrar na feira propriamente dita, os visitantes eram atraídos pelo espaço do Grande Prémio do Porto onde, para além de uma maqueta do circuito, era possível apreciar as barchettas de Manuel Neto e Joaquim Bessa e um magnífico Alfa GTAm trazido pelo Alfanord.
Lá fora, estavam os simpáticos autocarros do passado representando a AMIBUS. Mais precisamente um Ford, um Bedford, um Berliet e um Leyland PDR1 Special que faz parte dos STCP.
Lá dentro a atenção divide-se entre carros e motos. Impossível não ficar siderado com os vários ícones de duas rodas que por lá se viam. Desde as várias Honda Mini Trail e Amigo - que a avaliar pelo número presente nesta feira, nem pareciam raras – às imensas Vespas. Muitas Vespas mesmo. Para todos os gostos. Algumas que eram pouco mais do que um chassis ferrugento e outras rigorosamente novas.
Destaque também para as imensas motorizadas portuguesas que agora parecem conquistar um lugar de respeito entre coleccionadores e interessados. E neste capítulo é de salientar a bela colecção apresentada pelo Centro Motociclista de Gulpilhares que reuniu, entre outras, uma Casal Boss de primeira geração, uma Casal Carina, uma Sachs V5 Ultra Sport e uma Vilar Cucciolo, todas elas alvo de um apuradíssimo restauro e todas elas marcos incontornáveis da história do motociclismo nacional. Mosquito, Pachancho, Kreidler, Puch, Lambretta, eram apenas algumas das marcas mais comuns na Automobilia, mostrando o carinho que os coleccionadores nacionais nutrem pelas motos de baixa cilindrada. No entanto, também as havia maiores. BSA, Harley, Ducati, Laverda, Hondas CB, Kawasaki KH.
No plano dos automóveis e, para além dos vários exemplares (restaurados ou não), à venda no interior e exterior dos pavilhões, as peças e acessórios são o grande atractivo. Mesmo peças raras podem ser encontradas entre os muitos expositores de várias nacionalidades. Entre caixotes cheios de óleo, dois motores Abarth completos e brilhantes deixam-me especado. Assim como um par de bancos do BMW série 6, mais ali ao lado, que me apetece comprar mesmo sem ter carro para eles. Se calhar era um bom começo… Enquanto se vasculha e investiga entre bancas de peças, as paragens são constantes, porque a Automobilia é o sítio ideal para encontrar conhecidos. O facto de ser no centro do país, faz com que seja perto para todos, o que contribui imenso para as enchentes deste evento.
Até me cansar, ainda há uma ou duas raridades que me detêm, como o Lombardi Abarth, um Mini turbo (!!!) e algumas miniaturas muito desejáveis.
Às 4 horas da tarde, e já com as pernas a pedir descanso, é hora de voltar para casa nas calmas. Mas mesmo antes da portagem avisto um Midget que vai rapidinho. E se eu fosse com ele?

Sem comentários: